Regulamento 2021

1.º O FESTIVAL

1.1 O FCD – Festival de Cinema de Desporto é o único festival de cinema em Portugal sobre Desporto em toda a sua amplitude de modalidades e aspetos sociais e culturais. O festival tem como objetivo a promoção, a difusão, a reflexão e a valorização da cinematografia mundial de desporto.

1.2 A UESPT-Portugal organiza o FCD – Festival de Cinema de Desporto, em parceria com a a Féderation Internationale du Cinema et Television Sportifs (FICTS) e do CINEFOOT.

1.3 A FICTS, com sede em Milão, conta com 36 anos de atividades, reúne os 17 mais prestigiosos festivais de cinema de desporto do mundo sediados em países como Itália, China, Estados Unidos da América, Nepal, Rússia, França, Holanda, Espanha, Uganda, México, Sérvia, Uzbequistão, República Checa, Argentina, Irão e Brasil, ao qual se junta Portugal com o FCD – Festival de Cinema de Desporto.

1.4 O CINEFOOT – Festival de Cinema de Futebol, com sede no Rio de Janeiro, com 11 anos de atividades, é o primeiro festival de cinema do Brasil e pioneiro na América Latina com abordagens conceitual e curatorial exclusivas sobre futebol. O festival tem como objetivo a promoção, a difusão, reflexão e a valorização da cinematografia mundial de futebol.

1.5 O FCD – Festival de Cinema de Desporto, 2021 poderá adotar as seguintes nomenclaturas consoante os contextos e necessidades: FCD 2021(sigla e versão reduzida); FCD – Festival de Cinema de Desporto 2021 (Nome alargado, em prioridade para o contexto nacional); FCD – Portugal FICTS Festival 2021 (nome internacional); FCD & CINEFOOT PORTUGAL.

1.6 A programação do FCD – Festival de Cinema de Desporto é composta por três Mostras: Desporto e Sociedade, CINEFOOT Portugal e FCD-Televisão.

1.7 O festival terá a sua ª edição entre 8 a 10 de Outubro de 2021.

1.8 A critério da organização do FCD para promoção do evento e das obras selecionadas, o festival poderá incluir os filmes em exibições extras no território nacional, sem objetivos comerciais.

1.9 A Edição de 2021 do FCD realizar-se-á em formato virtual. Poderão acontecer sessões presenciais em caso de desconfinamento, respeitando as normas de saúde pública.

2.º DA GESTÃO

2.1 A UESPT-Portugal organiza o FCD – Festival de Cinema de Desporto. A UESPT-Portugal é uma representação permanente da Union Européenne Sport pour Tous. A UESPT é uma Plataforma Europeia para a promoção e desenvolvimento do Desporto para Todos, Federação criada em 1998 por um grupo de cidadãos europeus e que valoriza a democratização do desporto e o acesso de todos ao desporto.

2.2 A UESPT-Portugal propõe-se no âmbito da sua Missão promover com este Festival os Valores do Desporto enquanto fator de desenvolvimento pessoal, social e acessível a todos. Em especial a promoção de valores sociais em três grandes áreas: Formação e Literacias; Igualdade de Género; e Desenvolvimento e Inclusão Social.

3.º DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições são gratuitas e estarão abertas entre 3 de maio e 12 de julho de 2021.

3.2 O limite de títulos por realizador/produtor é de 3 obras.

3.3 Poderão ser inscritas obras audiovisuais de curta (até 30 minutos), média ou longa metragens, em qualquer suporte ou género, de qualquer nacionalidade, que tenham como abordagem principal o tema “Desporto”, independentemente do seu ano de produção/finalização.

3.4 As obras deverão estar finalizadas no momento da inscrição.

3.5 As inscrições serão feitas através do preenchimento e envio da Ficha de Inscrição em formulário próprio ou através de plataformas online disponibilizados na página eletrônica da UESPT-Portugal: www.uesptportugal.com.

3.6 A Ficha de Inscrição poderá ser enviada através de formulário online, das plataformas online disponibilizados na página eletrônica da UESPT-Portugal em www.uesptportugal.com, ou via e-mail, devidamente assinada, para o seguinte endereço: info@uesptportugal.com.

3.7 O realizador e/ou o responsável pela inscrição deverá enviar um link para visualização da sua obra, desde que a mesma esteja disponível para download ou duas cópias da obra inscrita, em formato DVD, para a organização do FCD.

3.8 Os filmes internacionais deverão remeter a cópia da obra inscrita com legendas em inglês.

3.9 O responsável pela obra inscrita, ao remeter a Ficha de Inscrição, declara que está de acordo e aceita o regulamento do festival em sua totalidade, não cabendo contestação de qualquer natureza.

3.10 Participarão da seleção apenas as obras que atenderem às exigências deste regulamento.

3.11 As obras inscritas serão enviadas para avaliação da Comissão de Seleção, que selecionará as obras a participarem no concurso. Todas as obras enviadas poderão ser utilizadas estritamente para fins culturais, sem objetivos comerciais.

4.º DA SELEÇÃO

4.1 A seleção das obras que irão participar no Festival caberá a uma Comissão nomeada pela organização do FCD – Festival de Cinema de Desporto. A Comissão de Seleção será constituída por 3 elementos a convidar entre elementos da comunidade do cinema, do audiovisual, da comunicação social e do desporto..

4.2 As obras deverão integrar uma de entre 3 Mostras: Desporto e Sociedade; CINEFOOT Portugal; FCD-Televisão.

4.3 O resultado da seleção será divulgado no site www.uesptportugal.com.

4.4 Além desta divulgação, todos os selecionados serão oficialmente informados pela organização do festival.

4.5 As condições técnicas dos materiais para exibição, bem como os materiais necessários para divulgação, serão informados aos selecionados.

4.6 Todas as obras selecionadas deverão enviar lista de diálogos.

4.7 A decisão da Comissão de Seleção do FCD – Festival de Cinema de Desporto é soberana e não sujeita a recurso.

4.8 As obras selecionadas deverão ter classificação indicativa atribuída pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) ou, caso não possuam esta indicação, os responsáveis pelas obras deverão informar o Festival da classificação etária pretendida para a obra.

4.9 É de responsabilidade dos realizadores e/ou responsável pelas obras a definição da classificação indicativa pretendida, de acordo com a faixa etária adequada a cada obra.

4.10 Os responsáveis pelas obras selecionadas deverão informar se as mesmas possuem obras musicais protegidas por autores. Caso contenham, deverão informar os autores e a Associação de Direito de Autores à qual eles estão associados.

4.11 É de responsabilidade dos responsáveis pelas obras a informação referente ao artigo 4.9.

5.º DA ATRIBUIÇÃO DE PRÉMIOS

5.1 O FCD – Festival de Cinema de Desporto prevê a atribuição de prémios aos melhores filmes por decisão do Júri de Festival e através do voto do público (Júri Popular). O Júri será constituído por 1 representante de cada uma das seguintes entidades: FICTS, UESPT PORTUGAL, Comissão organizadora do FCD2021, Sport TV e CINEFOOT.

5.2 Para cada uma das 3 Mostras, o Júri do Festival atribuirá uma Medalha FCD 2021 aos vencedores das categorias curta e média/longa metragem e poderá também atribuir Menções Honrosas, se assim o entender, não sendo obrigatório fazê-lo.

5.3 Analogamente, será oferecida um Galardão Popular à obra mais votada pelo público de cada uma das 3 Mostras, nas categorias curta e média/longa metragem. A votação do público será feita através de documento próprio, ou através da internet sendo contadas as opções assinaladas.

5.4 Os resultados do Júri do Festival e do Júri Popular serão anunciados durante a cerimónia de encerramento do Festival, quando serão entregues as Medalhas FCD.

5.5 As decisões do Júri de Festival e do Júri Popular são soberanas e irrecorríveis.

6.º DAS CONDIÇÕES DE EXIBIÇÃO E DEVOLUÇÃO DAS OBRAS

6.1 A guarda e conservação das obras selecionadas ficam sob a responsabilidade do FCD – Festival de Cinema de Desporto desde o recebimento até a sua devolução.

6.2 A organização do FCD – Festival de Cinema de Desporto devolverá as cópias de exibição na semana seguinte ao término do evento. Qualquer dano à cópia de exibição deverá ser formalmente comunicado à organização do Festival.

6.3 As despesas com a devolução serão custeadas pelo Festival.

6.4 Não serão efetuadas devoluções de filmes em DVD.

6.5 Garante-se que a plataforma de exibição não permite a cópia dos filmes.

6.6 O visionamento dos filmes será feito gratuitamente.

6.7 Há possibilidade de exercer o bloqueio geográfico, nomeadamente, excluir o sinal a pedido do realizador ou do produtor.

6.8 A permanência do filme na plataforma será de 24h.

Translate »