2º Fórum Nacional de Desporto para Todos

A UESPT- PORTUGAL, ONG de Desporto em parceria com a Câmara Municipal de MAFRA, organiza em 2021 a 2.ª Edição do FÓRUM NACIONAL de DESPORTO PARA TODOS.

DATA DE REALIZAÇÃO:  2 de Outubro de 2021 (Sábado)
LOCAL: Auditório Beatriz Costa, Mafra , edição mista presencial e em streaming
COMO CHEGARGoogle Maps
HORÁRIO: 10H00 – 16H30
INSCRIÇÕES – Gratuitas on line.

A UESPT Portugal associando-se ao evento Mafra ConVida ao Desporto de 2021, organiza em parceria com a Câmara Municipal de Mafra, a 2.ª edição do Fórum Nacional de Desporto para Todos, dedicada ao tema “Jovens no Desporto, participação e literacia”, que terá lugar no dia 2 de Outubro.

O Fórum propõe, esta edição, a partir de um modelo misto, isto é realizado em streaming e apresentado no Auditório Beatriz Costa com assistência presencial, na base de convites locais de próximidade. As sessões prevêm-se em directo ou eventualmente antecipadamente gravadas, sendo os oradores convidados e dando o seu consentimento prévio para o efeito, salvaguardando assim a proteção de dados. A participação nas sessões será feita mediante inscrição, gratuita e divulgada a nível nacional. Identificar as inscrições conforme o n.º máximo de participantes, cuja admissão será conforme o sistema oferecido pela Câmara Municipal de Mafra. A difusão do evento, para além de presencial será disponível na página de Facebook da Câmara Municipal de Mafra e da UESPT Portugal.

PÚBLICO-ALVO: No território nacional e países de língua portuguesa (por convite). Sob a ideia expressa de envolvimento, inclusão e prestação de serviço à comunidade, os destinatários desta ação são os Jovens estudantes e/ou jovens trabalhadores nas áreas do Desporto, Saúde, Turismo, Educação Social e Voluntários de Desporto de todas as idades, Autarcas, Dirigentes Desportivos, Académicos, Professores de Educação Física, Técnicos de Desporto e Profissionais nas áreas do Turismo, Saúde, Psicologia e Educação Social e comunidade em geral.

 O Desporto para Todos acompanha os movimentos da sociedade  

Portugal mostra tendência para um aumento generalizado da pratica desportiva, assim como na pratica de exercício orientado ou na actividade desportiva informal de iniciativa própria não orientada. Com as restrições impostas pelo COVID 19, foram as praticas de ar livre as que mais prevaleceram. A redução do trafego automóvel nas cidades e os corredores cicláveis insentivaram novos utilizadores nomeadamente os pedestres. Outra razão é o provavel efeito de empoderamento dos cidadãos, cada vez com maior instrução e conhecedores dos benefícios da prática desportiva regular, associado ao aprarecimento de novos espaços verdes e de lazer – que tendem a surguir com a (re)organização eco das cidades – propiciando novos praticantes, também entre os mais jovens. Mas, há a lamentar indicadores que apontam para o retrocesso na participação desportiva, sobretudo entre os mais novos dos jovens, jovens e adultos jovens, que foram periodicamente impedidos de frequentar o desporto que integravam nas suas rotinas, entre elas os jogos e a prática desportiva. Quando tudo parecia temporário e os condicionamentos imperativamente aceites, a situação social evoluíu prolongando-se no tempo, devido a um padrão sanitário que não parou de condicionr as rotinas diárias, maioritariamente as indoor a par do afastamento social.

Os resultados, não totalmente avaliados, parecem ser desastrosos para os jovens e para a sua socialização, levando ao seu afastamento das actividades desportivas o que parece ter deixado marca na sua saúde física e mental. Com longos períodos de actividades escolares e sociais alteradas ou interrompidas, os jovens viraram-se para as tecnologias enquanto os contactos presenciais escasseiam e, ou são mesmo reprovados. Por que ainda estamos mergulhados na incerteza e expostos aos efeitos desta pandemia, convidámos especialistas e jovens para debater o problema. Esperamos ouvir sobretudo os jovens na primeira pessoa, com o relato das suas vivências e a reflexão sobre este momento prolongado no tempo que tanto sobressalto trás, pela impossibilidade de lidar com soluções que se projectam no futuro e é suposto comtemplarem os sonhos das gerações vindoras e dos jovens individualmente.

OBJETIVOS GERAIS:

Neste período da rentrée de 2021, que coincide com o aliviar das medidas pandémicas, o recomeço das aulas presenciais e o retomar do ciclo Olímpico, também este condicionado e apontando para Paris 2024, consideramos propicia à reflexão sobre o Desporto e os Jovens, a sua participação no desporto e literacia. Convidámos Jovens, Especialistas da Academia e Treinadores.

São quatro os objectivos a que o Fórum se propõe:

  • Revisitar o papel dos vários atores sociais na promoção e orientação da atividade física e do desporto;
  • Dar a palavra aos jovens sobre o desporto, isto é, como se sentem atraídos e motivados a participar;
  • Abordar a participação e a relação dos jovens com o desporto, em tempo de pandemia;
  • Repensar a aproximação dos jovens ao desporto em diferentes cenários: iniciação, prática informal, competição ou alto rendimento.

Programa – Dia 2 de Outubro

10h00

Sessão de Abertura
Presidente da Câmara Municipal de Mafra e Presidente da UESPT – PORTUGAL

10h10

Painel I – Os Jovens e o Desporto – A participação (integrada) no quotidiano de vida.

10:10/10:30

Titulo – Apresentação do Projecto Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, UAARE- DGE. Conciliar o sucesso escolar com o desportivo. A relação dos interlocutores desportivos com a escola (15mn)
1.º Orador – Vitor Pardal, Professor Coordenador do Projecto UAARE. DGE- Ministério da Educação
Testemunhos de jovens
Depoimento1
Depoimento2

10h45/11h00

Titulo – Em desfesa do Desporto para Todas (15 mn)
2.º Orador – Luiza Aguiar dos Anjos é professora de Educação Física do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integra o Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT/UFMG) e o Pensando a Educação Física Escolar (IFMG). As suas pesquisas tematizam o género e a sexualidade em práticas desportivas, em diálogo com a educação e o lazer.
Debate com moderação de Paulo Nogueira Professor de Educação Física. Mestre de Judo – Grupo Recreativo Gonçalovinhense, Mafra.

11h15/11h30 Intervalo

11h30/13h00

Painel II – Idealizar e refletir sobre como desenhar a carreira profissional dos Jovens, ligada ao Desporto. (como praticante, árbitro, no âmbito da direção desportiva, em comunicação e marketing, no socorrismo, na política, no voluntáriado etc.. O Desporto poderá integrar uma carreira dual, temporariamente, por necessidade, por opção? A literacia ajudará? O que conhecemos? O que sabem as organizações? As famílias? A comunidade? O quê, como e onde procurar?)

11:30

Titulo – Recomendações da UE (2012) contidas nas “Guide Lines on Dual Careers of Athletes”- a experiência do “Programa Erasmus+” (15mn)
3.º Orador – Duarte Lopes, Director da UCDU- Unidade de Cultura e Desporto Universitário do ISCTE, e Expert participante na redação das “Guide Lines on Dual Careers of Athletes”

11h50/12h20

Depoimento 1 – Gabriel Lopes/Natação – FCDEF, Atleta Paralímpico2020, PAAR-UC;
Depoimento 2 – Irina Rodrigues/Atletismo – Faculdade de Medicina, Atleta Paralímpica2020, PAAR-UC;
Depoimento 3 – Emanuel Gonçalves – Licenciado em Educação Física e Desporto- UMA. Percurso desportivo na natação – entre 2006 e 2016 integra Projecto Paralímpico, no palmarés tem 1 recorde do mundo e 4 recordes europeus, 76 títulos nacionais e o de vice-campeão europeu e mundial nos 5000m em águas abertas. .
Depoimento 4- Telmo Pinão/Paraciclismo – FCDEF, Atleta Paralímpico2020, PAAR-UC.

12h20/13h00

Debate com moderação -UESPT Portugal

13h00/15h00 – Pausa para Almoço

15h00

Apresentação do Video oficial do Lisbon Sport Film Festival, 2021, que vai decorrer de 8 a 10 de outubro. Organização UESPT Portugal.

15h15/ 16h30

Painel III – Saúde mental dos jovens em tempos de pandemia – Problematização do equilíbrio emocional do jovem – com efeito na motivação, participação e rendimento desportivo.

15h15

Titulo – A saúde mental dos atletas praticantes do desporto profissional, em tempo de pandemia e pós pandemia COVID 19. (15mn)
4.º Orador -Pedro Teques – Doutor em Desporto e Psicologia do Exercício. Director do Centro de Investigação do IPMAIA. Professor na Escola Superior de Ciências Sociais, Educação e Desporto IPMAIA. Investigador pós- Doutoral na FMH-UL.
Testemunho 1 -Jovem Treinador – Hugo Nunes – Treinador Adjunto – (Clube Desportivo Trofense); Testemunho 2- Jovem Atleta – Pedro Fernandes – Atleta – (Moreirense Futebol Clube)

15h45

Titulo – A experiência do Treinador que no terreno acompanha os efeitos da Pandemia COVID 19, na participação dos jovens basquetebolistas do Clube Lobos da Malveira. (15mn)
5.º Orador – Diogo Almeida – Coordenador técnico do Clube Os Lobos da Malveira. Secrtário da MAG da ANTB. Comentador Desportivo na modalidade de Basquetebol para a Eleven Sports PT e FPBtv .

16:00

Jovem Atleta – Maria Pires, Médica, Nova Medical School – UNL, Praticante Karaté, Atletismo e Trail Running
Jovem Treinador – Vitor Mendes – Licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade da Madeira; Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa; Ex Treinador do Clube Sport Marítimo nos escalões de Sub8, Sub9, Sub10 e Sub11; Treinador do Benfica Escola de Futebol Madeira no escalão de Sub10 e Sub11. Prospetor do Sport Lisboa e Benfica na RAM.

16h10/16h25

Debate com moderação de Paulo Barrigana, Professor de Educação Física no AE Algueirão Sintra, Coordenador CFD Atletismo do Desporto Escolar, Treinador de Atletismo no SLB, Embaixador IPDJ Escola Activa – ESSD 2021 para a Dia Europeu da Actividade Física, Membro do Grupo de Acompanhamento do PEDE 21-25.

16h30 – Encerramento

Translate »