2º Fórum Nacional de Desporto para Todos

A UESPT- PORTUGAL, ONG de Desporto em parceria com a Câmara Municipal de MAFRA, organiza em 2021 a 2.ª Edição do FÓRUM NACIONAL de DESPORTO PARA TODOS.

DATA DE REALIZAÇÃO:  2 de Outubro de 2021 (Sábado)
LOCAL: Auditório Municipal Beatriz Costa, Mafra , edição mista presencial e em streaming
COMO CHEGARGoogle Maps
HORÁRIO: 10H00 – 16H30
INSCRIÇÕES GRATUITAS: Formulário de Inscrição (a inscrição só é obrigatória para assistir presencialmente em Mafra)

ASSISTA AQUI, EM DIRETO, AO 2º FÓRUM NACIONAL DE DESPORTO PARA TODOS
(Página Facebook UESPT Portugal)

FORUM

O Fórum propõe, esta edição, a partir de um modelo misto, isto é realizado em streaming e apresentado no Auditório Beatriz Costa com assistência presencial, na base de convites locais de próximidade. As sessões prevêm-se em directo ou eventualmente antecipadamente gravadas, sendo os oradores convidados e dando o seu consentimento prévio para o efeito, salvaguardando assim a proteção de dados. A participação nas sessões será feita mediante inscrição, gratuita e divulgada a nível nacional. Identificar as inscrições conforme o n.º máximo de participantes, cuja admissão será conforme o sistema oferecido pela Câmara Municipal de Mafra. A difusão do evento, para além de presencial será disponível na página de Facebook da Câmara Municipal de Mafra e da UESPT Portugal.

PÚBLICO-ALVO: No território nacional e países de língua portuguesa (por convite). Sob a ideia expressa de envolvimento, inclusão e prestação de serviço à comunidade, os destinatários desta ação são os Jovens estudantes e/ou jovens trabalhadores nas áreas do Desporto, Saúde, Turismo, Educação Social e Voluntários de Desporto de todas as idades, Autarcas, Dirigentes Desportivos, Académicos, Professores de Educação Física, Técnicos de Desporto e Profissionais nas áreas do Turismo, Saúde, Psicologia e Educação Social e comunidade em geral.

 O Desporto para Todos acompanha os movimentos da sociedade  

Portugal mostra tendência para um aumento generalizado da pratica desportiva, assim como na pratica de exercício orientado ou na actividade desportiva informal de iniciativa própria não orientada. Com as restrições impostas pelo COVID 19, foram as praticas de ar livre as que mais prevaleceram. A redução do trafego automóvel nas cidades e os corredores cicláveis insentivaram novos utilizadores nomeadamente os pedestres. Outra razão é o provavel efeito de empoderamento dos cidadãos, cada vez com maior instrução e conhecedores dos benefícios da prática desportiva regular, associado ao aprarecimento de novos espaços verdes e de lazer – que tendem a surguir com a (re)organização eco das cidades – propiciando novos praticantes, também entre os mais jovens. Mas, há a lamentar indicadores que apontam para o retrocesso na participação desportiva, sobretudo entre os mais novos dos jovens, jovens e adultos jovens, que foram periodicamente impedidos de frequentar o desporto que integravam nas suas rotinas, entre elas os jogos e a prática desportiva. Quando tudo parecia temporário e os condicionamentos imperativamente aceites, a situação social evoluíu prolongando-se no tempo, devido a um padrão sanitário que não parou de condicionr as rotinas diárias, maioritariamente as indoor a par do afastamento social.

Os resultados, não totalmente avaliados, parecem ser desastrosos para os jovens e para a sua socialização, levando ao seu afastamento das actividades desportivas o que parece ter deixado marca na sua saúde física e mental. Com longos períodos de actividades escolares e sociais alteradas ou interrompidas, os jovens viraram-se para as tecnologias enquanto os contactos presenciais escasseiam e, ou são mesmo reprovados. Por que ainda estamos mergulhados na incerteza e expostos aos efeitos desta pandemia, convidámos especialistas e jovens para debater o problema. Esperamos ouvir sobretudo os jovens na primeira pessoa, com o relato das suas vivências e a reflexão sobre este momento prolongado no tempo que tanto sobressalto trás, pela impossibilidade de lidar com soluções que se projectam no futuro e é suposto comtemplarem os sonhos das gerações vindoras e dos jovens individualmente.

OBJETIVOS GERAIS:

Neste período da rentrée de 2021, que coincide com o aliviar das medidas pandémicas, o recomeço das aulas presenciais e o retomar do ciclo Olímpico, também este condicionado e apontando para Paris 2024, consideramos propicia à reflexão sobre o Desporto e os Jovens, a sua participação no desporto e literacia. Convidámos Jovens, Especialistas da Academia e Treinadores.

São quatro os objectivos a que o Fórum se propõe:

  • Revisitar o papel dos vários atores sociais na promoção e orientação da atividade física e do desporto;
  • Dar a palavra aos jovens sobre o desporto, isto é, como se sentem atraídos e motivados a participar;
  • Abordar a participação e a relação dos jovens com o desporto, em tempo de pandemia;
  • Repensar a aproximação dos jovens ao desporto em diferentes cenários: iniciação, prática informal, competição ou alto rendimento.

Programa – Dia 2 de Outubro

10h00

Sessão de Abertura

Com a presença da Sra. Vereadora da Câmara Municipal de Mafra – Dra.Célia Batalha Fernandes e a Presidente da UESPT PORTUGAL.

10h10

Painel I- Os Jovens e o Desporto – A participação (integrada) no quotidiano de vida.

10:10/10:30

Apresentação do Projecto Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, UAARE- DGE. Conciliar o sucesso escolar com o desportivo. A relação dos interlocutores desportivos com a escola (15mn)

1º Orador – Victor Pardal, Professor Coordenador do Projecto UAARE. DGE- Ministério da Educação


1º Orador – Luís Deus, Professor Coordenador Regional LVT do Projecto UAARE.

Testemunhos de jovens

10h45/11h00

Em desfesa do Desporto para Todas (15 mn)

2.º Orador – Luiza Aguiar dos Anjos é professora de Educação Física do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integra o Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT/UFMG) e o Pensando a Educação Física Escolar (IFMG). As suas pesquisas tematizam o género e a sexualidade em práticas desportivas, em diálogo com a educação e o lazer.

Debate com moderação de Paulo Nogueira Professor de Educação Física. Mestre de Judo – Grupo Recreativo Gonçalovinhense, Mafra.

11h15/11h30 – Curta Pausa

11h30/13h00

Painel II – Idealizar e refletir sobre como desenhar a carreira profissional dos Jovens, ligada ao Desporto. (como praticante, árbitro, no âmbito da direção desportiva, em comunicação e marketing, no socorrismo, na política, no voluntáriado etc.. O Desporto poderá integrar uma carreira dual, temporariamente, por necessidade, por opção? A literacia ajudará? O que conhecemos? O que sabem as organizações? As famílias? A comunidade? O quê, como e onde procurar?)

11:30

Recomendações da UE (2012) contidas nas “Guide Lines on Dual Careers of Athletes”- a experiência do “Programa Erasmus+” (15mn)


3.º Orador – Duarte Lopes, Director da UCDU- Unidade de Cultura e Desporto Universitário do ISCTE, e Expert participante na redação das “Guide Lines on Dual Careers of Athletes”

11h50/12h20


Depoimento 1 – Gabriel Lopes/Natação – FCDEF, Atleta Paralímpico2020, PAAR-UC;


Depoimento 2 – Irina Rodrigues/Atletismo – Faculdade de Medicina, Atleta Paralímpica2020, PAAR-UC;


Depoimento 3 – Emanuel Gonçalves – Licenciado em Educação Física e Desporto- UMA. Percurso desportivo na natação – entre 2006 e 2016 integra Projecto Paralímpico, no palmarés tem 1 recorde do mundo e 4 recordes europeus, 76 títulos nacionais e o de vice-campeão europeu e mundial nos 5000m em águas abertas. .


Depoimento 4 – Telmo Pinão/Paraciclismo – FCDEF, Atleta Paralímpico2020, PAAR-UC.

12h20/13h00

Debate com moderação – Dr. Fernando Seabra- UESPT Portugal

13h00/15h00 – Pausa para Almoço

15h00

Apresentação – Video oficial do Lisbon Sport Film Festival, 2021, que vai decorrer de 8 a 10 de outubro. Organização UESPT Portugal.

15h15/ 16h30

Painel III – Saúde mental dos jovens em tempos de pandemia – Problematização do equilíbrio emocional do jovem – com efeito na motivação, participação e rendimento desportivo.

15h15

A saúde mental dos atletas praticantes do desporto profissional, em tempo de pandemia e pós pandemia COVID 19. (15mn)


4.º Orador – Pedro Teques – Doutor em Desporto e Psicologia do Exercício. Director do Centro de Investigação do IPMAIA. Professor na Escola Superior de Ciências Sociais, Educação e Desporto IPMAIA. Investigador pós- Doutoral na FMH-UL.


Testemunho 1 – Jovem Treinador – Hugo Nunes – Treinador Adjunto – (Clube Desportivo Trofense);


Testemunho 2- Jovem Atleta – Pedro Fernandes – Atleta – (Moreirense Futebol Clube)

15h45

A experiência do Treinador que no terreno acompanha os efeitos da Pandemia COVID 19, na participação dos jovens basquetebolistas do Clube Lobos da Malveira. (15mn)


5.º Orador – Diogo Almeida Santos – Coordenador técnico do Clube Os Lobos da Malveira. Secrtário da MAG da ANTB. Comentador Desportivo na modalidade de Basquetebol para a Eleven Sports PT e FPBtv .
16:00


Jovem Atleta – Maria Pires, Médica, Nova Medical School – UNL, Praticante Karaté, Atletismo e Trail Running


Jovem Treinador – Vitor Mendes – Licenciado em Educação Física e Desporto pela UMA; Mestre em Gestão do Desporto pela FMH UL; Ex-Treinador do Clube Sport Marítimo nos escalões de Sub8, Sub9, Sub10 e Sub11; Treinador na Escola Futebol Madeira Sub10 e Sub11 e prospetor do Sport Lisboa e Benfica na RAM.

16h10/16h25


Debate com moderação de Paulo Barrigana, Professor de Educação Física no AE Algueirão Sintra, Coordenador CFD Atletismo do Desporto Escolar, Treinador de Atletismo no SLB, Embaixador IPDJ Escola Activa – ESSD 2021 para a Dia Europeu da Actividade Física, Membro do Grupo de Acompanhamento do PEDE 21-25.

16h30 – Encerramento

MENSAGENS

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MAFRA – Eng.º Hélder Guerra de Sousa Silva

O Desporto assume-se cada vez mais como um elemento fundamental para o bem-estar e saúde física e mental de todos. Promovendo a reflexão e o debate sobre estas temáticas o “2.º Fórum Nacional de Desporto para todos” assume-se como um ponto de partida para políticas e ações que promovam o acesso de todos à pratica desportiva e à atividade física.

O tema escolhido para a segunda edição deste fórum “Jovens no Desporto, participação e literacia” torna-se fundamental para o Concelho de Mafra, em que 34% da sua população tem menos de 30 anos. Promover a prática desportiva inclusiva, desde a infância e juventude, é uma das prioridades do Município, pelo que muito nos congratulamos por esta iniciativa.

Faço votos que pelas reflexões propostas pelos especialistas, mas especialmente, pelos testemunhos dos jovens atletas convidados este fórum possa contribuir ativamente no desenvolvimento pessoal, na saúde, na prestação atlética e na qualidade de vida de todos.

Benvindos ao II Fórum Nacional de Desporto para Todos, 2021.

Nesta edição o programa é inteiramente direcionado aos Jovens, refletindo com eles sobre a participação no desporto e outras temáticas com eles relacionadas, tais como o acesso do atleta estudante ao Alto Rendimento, a Carreira Dual dos atletas e a longevidade da sua Carreira ou ainda a influência do equílibrio emocional no desenvovimento pessoal e na saúde, na prestação atletica ou na qualidade de vida.

Convidamos especialistas com voz activa no desporto. Contamos com o depoimento de uma dezena de jovens que nos proporcionam a sua visão geracional sobre os temas em debate, procurando reunir com eles um contributo elegível para a melhorar conteúdos sobre “os Jovens no Desporto, participação e literacia”.

Este ano, em modelo presencial e com transmissão em streaming, conseguimos chegar mais longe – ao Continente, Açores e Madeira, um desafio possível pela parceria com a Câmara Municipal de Mafra, cujo acolhimento muito nos honra. Os agradecimentos da UESPT PORTUGAL.

MENSAGEM DA PRESIDENTE DA UESPT PORTUGAL – Doutora Maria Teresa Ramilo

COMISSÃO DE HONRA

Presidente da 8.ª Comissão Parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto da Assembleia da Républica – Dr. Fírmino Rodrigues Marques

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto – Dr. João Paulo Rebelo

Secretário Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira. Dr. Jorge Carvalho

Director Regional do Desporto da Região Autónoma dos Açores – Dr. Luís Medeiros Couto de Sousa

Presidente da Confederação do Desporto de Portugal – Professor Doutor Carlos Paula Cardoso

Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa- Dr. Edmundo Martinho

Presidente da Mesa da Assembleia Geral da UESPT PORTUGAL – Dr. Fernando Seabra

Professora Doutora Leonor Moniz Pereira

COMISSÃO ORGANIZADORA

Marília Oliveira Santos –Direção da UESPT PORTUGAL (Vice Presidente)

Ana Isabel Bicho – Direção da UESPT PORTUGAL (Vice Presidente)

Frederico Fonseca Santos ––Direção da UESPT PORTUGAL (Tesoureiro)

Fernando Borges – Direção da UESPT PORTUGAL (Secretário)

EQUIPA da CÂMARA MUNICIPAL DE MAFRA: Coordenou a acção multidisciplinar que integra as Equipas Técnicas assegurando a transmissão do evento on line e, a organização logística para concretizar a realização da sessão do dia 2 de outubro no Auditório Beatriz Costa.

Translate »