FCD – Festival de Cinema e Desporto

Apresentação

A UESPT Portugal organiza o FESTIVAL DE CINEMA DE DESPORTO, em seguimento ao CINEFOOT PORTUGAL 2019, com a Coprodução da EGEAC – Cinema São Jorge. O FESTIVAL DE CINEMA DE DESPORTO conta com a parceria do CINEFOOT do Brasil e da Federation Internationale Cinema Television Sportifs (FICTS).

A UESPT PORTUGAL propõe-se no âmbito da sua Missão promover com este Festival os Valores do Desporto enquanto fator de desenvolvimento pessoal, social e acessível a todos. Em especial a promoção de valores sociais em três grandes áreas: Formação, Igualdade de Género e Inclusão Social.

Desporto e Cinema são atividades centrais no quotidiano das pessoas. Ambas estão ligadas pelo movimento – seja das imagens ou do corpo. Essa energia cinética move e une as pessoas em torno de histórias, sentimentos, valores que inspiram e dão cor à vida. O FESTIVAL DE CINEMA DE DESPORTO pretende promover os valores e a cultura desportiva através da exibição de filmes que inspirem e motivem as pessoas à uma prática desportiva consciente e acessível à todos.

Desde a criação dos Jogos Olímpicos, o Barão Pierre de Coulbertain sempre valorizou a ligação entre a Cultura e o Desporto. Dessa forma, o FESTIVAL DE CINEMA DE DESPORTO insere-se nessa tradição olímpica, fazendo do cinema um espaço de promoção do desporto, por sua vez o desporto é um espaço de formação, solidariedade, superação, trabalho em equipe, integridade e respeito.

No FESTIVAL DE CINEMA DE DESPORTO a paixão pelo Desporto move-nos.

SECÇÕES

O FESTIVAL DE CINEMA DE DESPORTO conta com 3 secções: Mostra Competitiva; Mostra Desporto e Sociedade; Mostra Televisão.

Mostra Competitiva

Após o recebimento de inscrições, um júri definido pelo FESTIVAL DE CINEMA DE DESPORTO irá selecionar os melhores filmes para uma mostra competitiva. A definição do vencedor será através do voto popular. O regulamento da competição pode ser consultada em documento próprio.

Mostra Desporto e Sociedade

Reforçando a vocação social do Desporto e como parte da missão da UESPT Portugal em promover o Desporto para Todos, o FESTIVAL DE CINEMA DE DESPORTO organiza uma mostra com filmes sobre Futebol que reflitam a preocupação a respeito da Formação, da Igualdade de Género e da Inclusão Social. Será definido um vencedor através do voto popular.

Mostra Televisão

Parceira inseparável do Desporto, a Televisão é uma grande fonte de conteúdos sobre o Desporto. Como membro da Fédération Internationale Cinéma Télévision Sportifs (FICTS), o FESTIVAL DE CINEMA DE DESPORTO quer promover a produção televisiva nacional e exibir conteúdos selecionados.

LOCAL

Coorganizador do FESTIVAL DE CINEMA DE DESPORTO, o Cinema São Jorge é um pólo central da atividade cultural de Lisboa. Oferece uma programação eclética, ao longo de temporadas anuais que têm na sua essência a apresentação dos principais festivais de cinema da cidade. O Cinema São Jorge, um dos mais emblemáticos cinemas de Lisboa, é principalmente reconhecido pelo papel que tem desempenhado na programação de cinema, acolhendo os mais importantes festivais do género.

Em 2021, Lisboa será a Capital Europeia do Desporto, fazendo da cidade um espaço de celebração, reflexão e prática das atividades desportivas. Além disso, Lisboa é um centro de referência mundial no que diz respeito ao Futebol, sendo a morada de grandes clubes e recintos desportivos.

O Cinema São Jorge está localizado na Avenida da Liberdade, 175.
Metro – Linha Azul | Estação: Avenida
Carris – 709, 711, 732, 736
LOCAL

ORGANIZAÇÃO

A UESPT Portugal é uma representação permanente da Union Européenne Sport pour Tous. A UESPT é uma associação para o Desporto Social criada em 1998 por um grupo de cidadãos europeus e que valoriza a democratização e o acesso de todos ao desporto. O FESTIVAL DE CINEMA DE DESPORTO está associado ao CINEfoot e à FICTS.

O CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol é o primeiro festival de cinema do Brasil e pioneiro na América Latina com abordagens conceitual e curatorial exclusivas sobre futebol. O festival tem como objetivo a promoção, a difusão, a reflexão e a valorização da cinematografia mundial de futebol.

 

 

A FICTS, com sede em Milão, conta com 35 anos de atividades, reúne os 16 mais prestigiosos festivais de cinema de esportes do mundo sediados em países como Itália, China, Estados Unidos, Nepal, Rússia, França, Holanda, Espanha, Uganda, México, Sérvia, Uzbequistão, República Tcheca, Argentina, Irã e Brasil, sendo o FESTIVAL DE CINEMA DE DESPORTO parte deste seleto circuito internacional.

 

Comissão Organizadora: Teresa Ramilo, Fernando Borges, Frederico Fonseca Santos.
Consultores Internacionais: Professor Franco Ascani e Antônio Leal

Translate »